sexta-feira, 3 de maio de 2013

Dia 5 - Cachoeira dos Garcias

Cachoeira dos Garcias

Para ir para a cachoeira dos Garcias devemos pegar a estrada que nos levaria de volta para Sao Paulo.

Zere seu odômetro ao sair de Aiuruoca, depois de 3 km nessa estrada pegar a entrada à esquerda. Depois de virar à esquerda você verá a placa que não deixa dúvida que você está indo em direção ao Parque Estadual da Serra do Papagaio.

Seguir por essa estrada de terra até que o odômetro marque 7 km, neste ponto haverá uma bifurcação, pegue à direita, você seguirá por uma estradinha de paralelepípedos irregulares.

Lá pelo km 8 você verá a placa que indica Restaurante da Gilda pegar à direita novamente.

Lá pelo km 9 você verá uma placa indicando que o Joaquim Bernardo fica à sua esquerda, mas você continua seguindo pela direita.

Decidimos parar o carro no km 10 e seguir andando. Tomamos essa decisão por 2 motivos: queríamos andar um trecho para curtir o visual e o exercício físico, e além disto ficamos com medo que a estrada a frente pudesse estar muito ruim e bater muito na parte inferior do carro. Em alguns trechos da estradinha, depois da passagem de muitos carros, as pedras se acumulam no meio da pista, e para carros não muito altos smpre se corre o risco de 'ficar pegando em baixo' no protetor de carter.

Adoramos a caminhada! Nos pontos certos é possível ver o Poço Joaquim Bernardo lá em baixo à esquerda, e também é possível identificar a trilha que fizemos no dia anterior. Ao fundo o Pico do Papagaio.

Acredito que sejam  uns 4 km do ponto onde paramos o carro até a placa da foto, que nos indica virar à direita. Até a placa foi uma subida caprichada, do jeito que nós gostamos, mas avalie sua disposição! Até esse ponto, até daria para vir com o carro. Mas daqui até a cachoeira, a estrada estava muito precária, e carros teriam problemas. Existe um estacionamento bem perto da cachoeira, mas no dia em que fomos, apenas motos chegariam até lá, tal o estado esburacado da estrada. Da placa até a Cachoeira deve ser mais ou menos 1km em estrada plana. Bem tranquilo para andar.

Primeiro chegamos no alto da Cachoeira dos Garcias que despenca nos seus 30 metros de queda.

Existem trilhas que nos permite descer para o poço da cachoeira, a vista vai ficando cada vez mais linda.

O poço é uma delícia para um bom banho. Os mais corajosos ainda conseguem curtir uma bela massagem sentando em baixo das quedas laterais.

Como se ainda não fosse pouco, tivemos a honra de ver um arco-íris completo quando o vento começou a soprar um pouco mais forte.

O legal é curtir um pouco em cada ponto da cachoeira, nas pedras mais próximas da queda principal pode ficar um pouco frio se estiver ventando.

Fomos explorando as trilhas laterais e curtindo as outras mini-quedas e piscinas mais abaixo.