terça-feira, 30 de abril de 2013

Dia 2 - Trilha para a Cachoeira do Fundo no Vale do Matutu

Vale do Matutu

Para chegar na entrada do Vale do Matutu são 18 Km de estrada de terra a partir do Centrinho de Aiuruoca. A maior parte da estrada é tranquila para fazer com carro 'comum', apenas alguns trechos exigem atenção redobrada.

Chega-se de carro até o Casarão do Matutu, e aí paramos o carro. A partir deste ponto, tudo é a pé. No Casarão ou na loja ao lado é possível pegar informações de guias e trilhas. Nossa intenção era fazer a trilha para a Cachoeira do Fundo, a mais grandiosa do Vale. São aproxidamente 2 horas e meia de trilha e a cachoeira tem 130 metros de queda.

Como fomos fora de temporada não seria possivel conseguir guia para a Cachoeira do Fundo, mas o pessoal foi extremamente atencioso e nos deu todas as indicações para fazermos a trilha sozinhos. Resolvemos arriscar, afinal eram apenas 2 bifurcações mais delicadas, e se não achássemos era fácil voltar pelo mesmo caminho, sem risco de se perder.

Trilha para Cachoeira do Fundo

São 2 horas e meia de trilha aproximadamente para chegar à Cachoeira de 130 metros de altura. Considero este um passeio imperdível na região do Matutu. Alguns trechos são um pouco mais íngremes, mas considero esta trilha como de nível médio.

Estando de frente para o Casarão a trilha começa a nossa esquerda.
Seguindo esta trilha passaremos por várias pontes e porteiras (nao esquecer de fechá-las ao passar, para que os animais não fujam).  Outra dica importante era: em caso de dúvida, pegue a esquerda!

Estando na trilha certa, logo haverá placa para o restaurante da Dona Iraci e para a pousada Patrimônio do Matutu. Devemos passar exatamente entre as duas e seguir em frente.

Dizem que o restaurante da Dona Iraci é muito bom. Se quiser almoçar, avisar na ida que você pretende almoçar na volta. Como tínhamos conosco os items para nosso piquenique, passamos direto.

A trilha é bem definida. E o Pico do Papagaio fica sempre nas nossas costas. Olhando para trás temos a vista da foto acima.
Um ponto mais delicado acontece perto de uma bifurcação próxima a um rio. Devemos pegar a esquerda. Inicialmente havíamos pego a direita porque era a mais definida, e seguimos em direção a uma casinha, lá nos informamos e o senhor pediu para voltar, pegar a esquerda e cruzar o rio.

Mais a frente haverá um rio a ser cruzado. E mais um pouco uma pequena cachoeira, simpática, e até convidativa para um banho, mas, a intenção era chegar na do Fundo.

A partir de um ponto um pouco mais adiante já possivel ver a cachoeira a nossa frente. A partir daí não tem mais como se perder.

Atravessamos um trecho de samambaias bem altas, mas sempre era possível ver onde era a trilha. Aconselho o uso de calça comprida, o capim pode arranhar muito as pernas.

Ao chegar na cachoeira do Fundo vemos que não tem um ponto legal para banho. E legal mesmo é subir pela lateral esquerda. Dá para explorar 2 'andares' diferentes da cachoeira.

As piscinas sao bem gostosas e tem umas pedras grandes para aquecer o corpo depois do banho gelado.

A grandiosidade da cachoeira é bem impressionante!

A volta

A paisagem na volta é linda, sempre com o Pico do Papagaio a nossa frente. Os trechos de araucária rendem fotos lindas.

Cachoeira das Fadas

Após voltar ao casarão, à direita do casarão tem a trilha para a Cachoeira das Fadas, são aproximadamente200 metros de caminhada.

Tem um poço gostoso para banho e é possível curtir uma bela massagem nas costas sentando embaixo da queda d'agua.